Atualmente surgem diferentes formas e fórmulas mágicas para o emagrecimento e o tão desejado peso ideal.

Antes de falarmos sobre isso, cabe a seguinte pergunta, existe realmente um peso ideal? Se sim, é um peso ideal para quem? Para você ou para a mídia? Ou para os padrões da sociedade?

Hoje o que sabemos é que a tanto a população brasileira quanto mundial sofrem de uma pandemia de obesidade e sobrepeso.

Segundo a Abeso, 2016:

  • “Medidas Antropométricas: A medida de massa corporal mais tradicional é o peso isolado ou peso ajustado para a altura. Mais recentemente, tem-se notado que a distribuição de gordura é mais preditiva de saúde. A combinação de massa corporal e distribuição de gordura é, provavelmente, a melhor opção para preencher a necessidade de avaliação clínica. Deve-se notar, a princípio, que não há avaliação perfeita para sobrepeso e obesidade, que pode variar de acordo com fatores étnicos e genéticos.”
  • “IMC (Índice De Massa Corporal): O IMC (calculado através da divisão do peso em kg pela altura em metros elevada ao quadrado, kg/m²) é o cálculo mais usado para avaliação da adiposidade corporal. O IMC é um bom indicador, mas não totalmente correlacionado com a gordura corporal. É simples, prático, sem custo. Pode haver diferenças na composição corporal em função do sexo, idade, etnia, no cálculo de indivíduos sedentários quando comparados a atletas, na presença de perda de estatura em idosos devido a cifose, em edemaciados, etc. O IMC não distingue massa gordurosa de massa magra, podendo ser menos preciso em indivíduos mais idosos, em decorrência da perda de massa magra e diminuição do peso, e superestimado em indivíduos musculosos. O IMC não reflete a distribuição da gordura corporal. Como veremos adiante, a medida da distribuição de gordura é importante na avaliação de sobrepeso e obesidade porque a gordura visceral (intra-abdominal) é um fator de risco potencial para a doença, independentemente da gordura corporal total. Indivíduos com o mesmo IMC podem ter diferentes níveis de massa gordurosa visceral. A distribuição de gordura abdominal é claramente influenciada pelo sexo: para algum acúmulo de gordura corporal, o homem tem, em média, o dobro da quantidade de gordura abdominal em relação à mulher antes da menopausa. Além disso, o IMC não é indicador do mesmo grau de gordura em populações diversas, particularmente por causa das diferentes proporções corporais.”

São dois indicadores relevantes e fundamentais para compreendermos como está a composição de cada individuo e consequentemente traçarmos um diagnóstico e uma meta para que possamos auxiliar o mesmo.

Existem diversos padrões de corpo e estética, portanto entenda muito bem com qual você se identifica.

Existem diversos padrões de corpo e estética, portanto entenda muito bem com qual você se identifica.

Com essas informações fica claro que o corpo ideal é individual e é fundamental buscarmos o equilíbrio de cada um com as seguintes variáveis:

-Primeiro de tudo, entenda bem que tipo de corpo você quer ter para ser feliz e sentir-se bem. Consequentemente entenda muito bem o que você está disposto(a) a fazer para isso, pois quanto maior o objetivo, maior o esforço e dedicação nos treinos e na alimentação.

– Defina seu peso baseado na sua estatura, IMC e composição corporal com o auxilio de um(a) Nutricionista ou Professor de Educação Física;

– Estabeleça um padrão alimentar equilibrado e saudável e faça disso um hábito. Sem dietas radicais mas também sem excessos nos finais de semana;

-Entenda que perder peso não é necessariamente o mesmo que emagrecer. Diminuir números na balança é uma coisa, reduzir a quantidade de gordura corporal é outra, principalmente se você tem como objetivo ganhar massa magra, podendo não impactar no peso como um todo.

-Incorpore na sua agenda semanal o Foco nas atividades físicas. Trata-se de uma balança onde quanto mais você praticar atividades físicas, menor poderá ser o esforço com a alimentação, de acordo com o seu objetivo.

Aonde você quer chegar + Compreendender e entendender seu biotipo e perfil físico + Exercícios regulares + Alimentação adequada =  Corpo ideal PARA VOCÊ.

Para maiores informações: contato@focosaudeonline.com