Olá!
Com certeza você já escutou aquele professor na academia falando para o aluno: “Coloca mais pesooo!!!!!
Sim, pois é, mas quanto mais de peso? Como e quando colocar mais carga?
Que a carga é uma variável de extrema importância no treinamento, isso realmente é verdade, temos que estar sempre progredindo com as cargas, periodicamente, porém até que ponto ? O ideal seria não perguntar somente o quanto mais de carga e sim como e por que a quantidade de carga a ser colocada.
Se você quer hipertrofia, definição muscular, apenas tonificar, deixar a musculatura durinha, não importa, de qualquer forma a carga tem que ser colocada de uma forma que te leve a fadiga muscular ao final das repetições prescritas pelo seu professor, porém desde que não prejudique a qualidade e amplitude do movimento. Você também ja deve ter ouvido falar “se não roubar não cresce”. OK, de fato, é cientificamente comprovado que as repetições forçadas tem uma eficiência nos ganhos de força e de massa magra, porém isso deve acontecer nas duas ou três ultimas repetições, no máximo, desde que a amplitude e a qualidade de movimento se mantenham satisfatórias.
A imposição de carga não pode prejudicar o seu treinamento e, por consequência, o alcance do seu objetivo. Nós não somos levantadores olímpicos, não somos levantadores de peso. As cargas devem estar ajustadas de acordo com:
- Número de repetições.
- Qualidade e amplitude do movimento.
- Tempo de descanso.
- Alimentação (pré e pós-treino inclusive).
Todas essas variáveis de treinamento são de extrema importância e uma não deve prejudicar ou ser prejudicada por atitudes erradas de outras. Sendo assim, certifique-se junto ao seu professor sobre seus reais objetivos, suas necessidades e, consequentemente, ele te ajudará a mensurar as cargas corretas nos exercícios.
É óbvio que muitas dúvidas ainda vão ficar, são muitos detalhes. Atividades físicas e o nosso corpo compões um assunto altamente complexo e não é com qualquer receitinha de bolo ou brincadeirinha que vamos atingir nossos objetivos. Então para maiores detalhes, mandem um e-mail para contato@focosaudeonline.com e terei o maior prazer em te ajudar.
Até a próxima.
Fernando Alves.
Deixar um comentário