Um dos termos mais falados e escutados no meio fitness é o “Projeto Carnaval”. Para quem ainda não sabe, trata-se daquele período em que as pessoas procuram intensificar suas atividades físicas e ajustar sua alimentação, com o objetivo de estar em forma (tanto do ponto de vista estético quanto de condicionamento) para o carnaval, seja em bloquinhos, seja na praia, seja em Salvador, enfim, o que importa é “desfilar” bem.

A grande incoerência que observamos é que, na maioria esmagadora, essas pessoas iniciam seus “projetos” 2 a 3 meses antes do grande evento. Ora veja bem, se uma pessoa passa por um longo período sedentária e se alimentando mal, por que então se cobrar resultados em tão pouco tempo? Pior, além dessa auto-cobrança ser extremamente negativa, no que diz respeito a ansiedade e outros fatores psicológicos, algumas pessoas se fazem valer do uso de substâncias ilícitas, procurando acelerar os resultados, alheio às agressões impostas ao corpo em geral.

Sabrina Sato é uma das grandes referências das meninas que entram no "Projeto Carnaval".

Sabrina Sato é uma das grandes referências das meninas que entram no “Projeto Carnaval”.

Na verdade, não existe segredo ou fórmula mágica para atingir seus resultados, independente de quais sejam. Emagrecimento, ganho de massa, perda significativa de peso, mudança de % de gordura, para esses e outros tantos objetivos, a “fórmula” consiste:

  1. Atividades físicas.
  2. Alimentação adequada.
  3. Descanso.
  4. Disciplina, persistência, resiliência e paciência.

Falando de forma bem generalizada, o corpo humano precisa de tempo para se adaptar às mudanças internas e externas. Ganho de força, ganho de massa muscular, perda e manutenção de peso, melhora de condicionamento são exemplos de alterações que requerem frequência e continuidade. Por isso vemos tantas pessoas perderem seus resultados rapidamente, principalmente após o carnaval, que é quando a maioria das pessoas para de praticar as atividades e deixa a alimentação regrada de lado, acarretando no efeito sanfona. Tá errado!!! O processo deve ser justamente o inverso.

A “fórmula” deve ser praticada por todo o ano e não somente no período que antecede o evento (até mesmo porque temos o projeto verão, projeto noiva, projeto madrinha de casamento, projeto viagem e etc.).

Como disse a atriz Paola Oliveira, em entrevista no programa do Faustão: “Eu não me preparo para projetos e trabalhos, eu me preparo o ano todo, assim em qualquer oportunidade já estou pronta!”. Palmas pra ela!

O Projeto Noiva ou Projeto Madrinha de Casamento também é muito comum entre as pessoas que querem melhorias estéticas.

O Projeto Noiva ou Projeto Madrinha de Casamento também é muito comum entre as pessoas que querem melhorias estéticas.

Então, vamos iniciar o (projeto) carnaval???? Já está ficando tarde para 2016!

Dúvidas??? Entre em contato.

 

Assinatura Contato JPG