Quando falo com as pessoas sobre suas atividades físicas, muitas delas me perguntam:
- Dança conta como atividade física?
- Dançar realmente emagrece?
- Dançar realmente faz bem pra mente e pra aliviar estresse?
A dança tem muito mais benefícios do que se imagina, então vamos lá:
Emagrecimento
A dança em geral é uma atividade dinâmica, que envolve movimentos de diversas velocidades e complexidades, pausados ou sequenciais. Sabemos claramente que para perda de peso e demais males do sedentarismo, a grande solução é fazer com que as pessoas se movimentem, gastando energia, suando, estimulando a coordenação motora e o raciocínio entre outros. Então a dança sendo ministrada num modelo de aula dinâmica, movimentada, alegre e com bastante energia contribui e muito para o emagrecimento. Só não se esqueça de se alimentar adequadamente.
Estresse e depressão
A dança tem uma característica forte de diversão, alegria e raciocínio para coordenação dos movimentos. Dessa forma, o cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, alegria, alívio de estresse, melhora da autoestima e melhor funcionamento do cérebro como um todo. Então a dança é uma atividade que atua diretamente no combate ao estresse, depressão e ansiedade.
Enfim, a dança é realmente uma atividade sensacional, com inúmeros benefícios à saúde. Vale ressaltar também a importância de sempre fazer um trabalho de estabilização e fortalecimento de músculos e articulações, para que você possa sempre estar correspondendo e evoluindo aos passos das músicas.
E para quem quer emagrecer, uma alimentação regrada e adequada será sempre um ponto essencial para que você atinja seus resultados.
Veja aqui algumas dicas dos professores de Zumba Tião Barros e Eveline Moreno
Dúvidas:
contato@focosaudeonline.com.br
Deixar um comentário