A maioria absoluta da população, dos mais diversos perfis, tem extrema dificuldade em praticar atividades físicas do jeito que gostaria, deveria ou necessita, principalmente por questões de tempo e motivação.
E é claro que concordamos com isso, afinal de contas o modelo atual de sociedade que vivemos é bem diferente de anos atrás. Aquela realidade de trabalhar de 9 hs às 18 hs e praticar atividades e frequentar cursos à noite ou de manhã cedinho é algo quase impossível hoje em dia. Horas extras, trânsito, família, cursos e muitos outros fatores acabam gerando cansaço e falta de motivação. E ainda temos as evidências científicas comprovando que temos que fazer pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, numa distribuição semanal que atenda ao seu perfil, em diferentes intensidades, de maneiro contínua e progressiva.
Por outro lado, as academias, boxes (crossfit, lutas e etc), assessorias esportivas entre outros estão cada vez mais disponíveis aos finais de semana e ate mesmo feriados, sem falar nas praças, orlas, ciclovias entre as demais áreas livres para a prática de exercícios. Daí surge uma frase que escuto frequentemente:
“Ah eu não treino aos finais de semana porque são 2 dias que tiro pra relaxar e desestressar”.
Ok, vamos debater dois pontos?
- Finais de semana são dias em que geralmente as pessoas relaxam um pouco (ou muito) mais na alimentação e nas bebidas. E de acordo com a sua realidade, podem ser dias mais “preguiçosos” também. Detalhe: Essa realidade já começa na sexta-feira á noite. Conclusão: A soma de todos esses fatores podem te ajudar a ganhar alguns quilinhos e gorduras localizadas e indesejadas.
- Cada vez mais evidências científicas demonstram os benefícios das atividades físicas produção de novos neurônios, principalmente pela melhora na circulação sanguínea, e no controle do stress e da ansiedade, pela liberação de endorfina, dopamina e serotonina. Ou seja, além dos benefícios que todos nós já conhecemos, as atividades físicas também te proporcionam alívio de stress, entusiasmo, melhora de raciocínio, melhora de autoestima entre outros benefícios do ponto de vista psicológico.
Agora vamos cruzar esses dois pontos acima.
Vamos analisar:
- Se as atividades físicas te ajudam a controlar seu peso, seja emagrecimento, manutenção ou ganho de massa magra…
- Se as atividades físicas são comprovadamente desestressantes…
- Se as atividades físicas te permitem, dentro de um cenário equilibrado, comer ou beber moderadamente aquelas “besteirinhas”…
- Se as atividades físicas estão disponíveis aos finais de semana…
- Se o ganho de peso e/ou de % de gordura, alimentação inadequada e sedentarismo são comprovadamente fatores que geram estresse…
- Se durante a semana você tem pouco tempo para praticar suas atividades físicas…
Por que não praticar ao menos 30 minutinhos de atividades físicas aos finais de semana????
Encerro aqui para reflexão.
Dúvidas, falem conosco no contato@focosaudeonline.com
Deixar um comentário