Estive no Arnold Classic Brasil 2015, juntamente com nossa Super Nutri Dani Moreno. Apesar dos conselhos negativos em relação à trânsito, filas e outros problemas locais, não encontramos nenhum tipo de grande dificuldade para andar pelas competições, stands e tudo o que tinha de exposição nos pavilhões. As grandes confusões estavam nas filas para tirar fotos com as celebridades fitness… Sim, filas e filas imensas para tirar uma foto com as blogueiras fitness de instagram, mais até do que com grandes competidores que estavam lá., Até aí posso dizer que não há nada de errado, é normal que a gente queira um souvenir com nossas referências e ídolos… Até o momento em que isso reflete diretamente na realidade do dia-a-dia das pessoas, falando ainda dos nossos clientes e amigos.

O Cross-Fit é uma atividade que vem ganhando inúmeros adeptos em todo o país.

O Cross-Fit é uma atividade que vem ganhando inúmeros adeptos em todo o país.

Vamos ser mais claros. A mídia vem nos ajudando significativamente com a divulgação em massa de se ter um estilo mais saudável e ativo, buscando principalmente o bem-estar. Porém, em paralelo, vem sendo divulgado massivamente a cultura do corpo, do shape perfeito, da barriga chapada ou tanquinho, do “bumbum na nuca”. E essas blogueiras fitness são as maiores referências nesse aspecto. Com seus treinos “hardcore”, sua alimentação extremamente disciplinada, marmitas separadas e seus corpos mega sarados, elas mobilizam milhões de seguidores nas redes sociais. E boa parte desse público acaba que busca também seguir seus passos e orientações.

Filas longas para tirar foto com as celebridades fitness.

Filas longas para tirar foto com as celebridades fitness.

É aí que vem a questão. Se nós (a grande maioria) temos uma jornada considerável de trabalho, compromissos familiares, estudos complementares (cursos, pós, etc) e ainda enfrentamos questões como trânsito, então adotar um estilo radical como boa parte dessas referências divulgam é realmente aplicável? É possível? Está dentro da sua realidade? Já parou pra pensar que essas blogueiras ganham para isso, tem um tempo considerável pra se dedicar aos treinos e à alimentação adequada e que ainda ganham toda uma infra-estrutura que lhes proporciona isso tudo? Então até que ponto vale a pena você se cobrar de ter resultados similares, se sua realidade e sua rotina de vida é totalmente diferente? Vale a pena tietar? Vale a pena enfrentar filas pra tirar foto? Até acho que sim! Acho válido você ter um ídolo ou uma referência que te motive a praticar atividades físicas, a se alimentar adequadamente e ter uma vida mais saudável. O que não acho válido é cada um querer ter o mesmo estilo de vida e se cobrar intensamente resultados iguais, quando na verdade não só a sua vida, mas seu corpo e sua genética podem ser totalmente diferentes. Cada ser humano tem suas características próprias. Não vale a pena criar esse tipo de frustração. Atividade física e alimentação adequada devem te proporcionar bem-estar, auto-estima, qualidade de vida. Pressão, cobrança e pressa são coisas que já presenciamos no trabalho e na vida como um todo.

Blogueiras e celebridades fitness mobilizam milhões de seguidores. Mas é certo seguir à risca o que elas fazem?

Blogueiras e celebridades fitness mobilizam milhões de seguidores. Mas é certo seguir à risca o que elas fazem?

Qual o recado então? A mensagem é:

  1. Sim, tenha referências, tire fotos, compartilhe e tudo o mais. É bom se espelhar em alguém que te motive a fazer algo de positivo em sua vida.
  2. Não, não tente seguir exatamente os mesmos passos delas, muito menos siga suas orientações de exercícios e comidinhas fit. Você tem um ritmo de vida que certamente é totalmente diferente do delas. Para isso contacte um profissional de educação física e uma nutricionista. Eles é quem realmente podem te avaliar e definir o que realmente você pode comer e que exercícios deve fazer pra chegar aos seus objetivos.
  3. Tenha bem claro em sua mente quais são suas metas, de curto, médio e longo prazo. Essas metas devem ser SUAS, pra você se sentir realizada, satisfeita e pronta para o próximo passo.
  4. Entenda bem o que você espera dos exercícios e da alimentação, e esteja bem clara do que está disposta a fazer para isso. Não vale a pena dar passo maior que o tamanho de sua perna.
  5. Tenha paciência. Não podemos mudar em dias o que cultivamos por anos. Faça suas atividades com prazer e dedicação, alimente-se adequadamente, SEM RADICALISMOS, e assim os resultados virão como consequência. Sem atalhos, sem fórmulas mágicas.

Concorda? Discorda? Deixe seu comentário.

Adoramos dialogar e debater, analisar e enxergar por outros pontos de vista, pois assim aprendemos cada dia mais e todos ganham com isso. Até a próxima.

Fernando Alves – Profissional de Educação Fìsica – CREF 23696-G/RJ

contato@focosaudeonline.com

Instagram: @focosaudeonline

Facebook: /focosaudeonline