Antes considerado uma tendência e agora já uma realidade na prática de exercícios, o tão famoso método chamado HIIT, ou seja, o treinamento intervalado de alta intensidade, onde o estímulos são em intensidades máximas e supra máximas e as recuperações são leves (e em alguns casos, rápidas) vem ganhando cada vez mais espaço no mundo fitness e de bem-estar e qualidade de vida. Mas ainda existem muitas dúvidas quanto a como praticar atividades nessa metodologia. Vamos conversar sobre isso?
Qualquer um pode fazer HIIT?
Em teoria sim! A alta intensidade não significa que o treino deve ser de extremo esforço ao pé da letra. A intensidade deve ser alta para o seu perfil, especificamente. A alta intensidade de um jovem atleta é diferente da alta intensidade para um adulto sedentário, porém para cada um é alta intensidade. Para um pode ser um treino de corrida em altíssima velocidade alternando com trotes leves, caminhada lenta ou até parado. Para outro pode ser sentar e levantar de m banco ou um sofá. São totalmente diferentes mas podem ser intensas para cada um. Para isso é de extrema importância:
- Consultar um médico para ter certeza da sua possibilidade de praticar atividades físicas;
- Consultar um profissional de educação física para avaliar seu condicionamento físico.
A elaboração do treino, por parte do profissional de educação física, levará em consideração:
– Seu estado atual de condicionamento físico;
– Seus objetivos e os objetivos do treino;
– Seu tempo disponível e frequência semanal para treinar;
– Seu perfil, quando e onde será realizado o treino.
Uma dica que damos sobre o HIIT é: Comece com treinos básicos e que vão lhe trazer segurança e estabilidade, após isso consulte seu professor e junto a ele elabore treine na intensidade, tempo e frequência de acordo com seu perfil, para que você possa atingir suas metas de forma adequada e segura.
HIIT pode parecer simples (e é), veja que muitas ações do seu dia-a-dia são semelhantes a esse método (correr pra pegar o ônibus ou metrô, subir as escadarias do metrô ou trem, carregar uma bolsa pesada nas compras entre outros), além de exigir pouco tempo da sua agenda e trazer resultados consideravelmente mais rápido . Porém é de extrema importância uma orientação especifica, através da qual você terá os melhores resultados, sempre de forma segura.
Prof. Fernando Alves – CEO Foco Saúde
Prof. Antonio Caputo da Costa – CMO Foco Saúde
contato@focosaudeonline.com
Deixar um comentário