As medidas corporais são de extrema importância para que você entenda um pouco do seu corpo e até mesmo da sua saúde. Apesar de muitas pessoas detestarem participar de uma avaliação funcional (aquela que se mede as dobrinhas de gordura, principalmente na barriga e no “músculo do tchau”), essas medidas podem servir como um ótimo ponto inicial para se traçar metas de como e quanto se quer melhorar.
Saiba ainda que verificar suas medidas em casa, corretamente, é simples! Basta ter uma fita métrica!
Porém, muitas pessoas ainda confundem cintura com barriga, glúteos com quadril (parte lateral) e por aí vai. E quando falamos de avaliação corporal, para que as medidas possam servir como parâmetros fiéis como base para traçar metas, devemos medir nos pontos corretos e, principalmente, as medidas que realmente mostrem como seu corpo está e aonde pode chegar!
Primeiramente, como nosso corpo oferece muitas opções de medidas (braços, pernas, tórax, panturrilhas, etc), é importante que um trabalho detalhado e completo seja feito por um profissional de saúde. Mas algumas medidas não só podem ser feitas em casa, como também você pode colocar os valores em fórmulas para ver em que classificação você está (com base em tabelas padronizadas de saúde) e qual o próximo passo!
São elas: Cintura, abdômen e quadril!
Essas medidas são importantes porque, se as utilizarmos junto com seu peso e altura e aplicarmos em determinadas fórmulas, teremos referências de onde você está hoje e quais riscos de saúde estamos correndo. Poderemos, por exemplo, saber quanto você deve medir nas próximas semanas ou meses para estar numa posição melhor na tabela.
Para finalizar este post, nós trouxemos um vídeo (menos de 1 minuto) sobre como medir corretamente sua cintura, sua barriga (abdômen) e seu quadril. Simples e rápido! Confira!
Deixar um comentário